top of page
  • Foto do escritorKarine Oliveira

O Passo a Passo da Organização

Quer organizar a sua casa, mas não sabe por onde começar? Então, esse post é pra você!



No post anterior eu falei pra vocês que a organização está relacionada à lógica, ou seja, ela tem a ver com definir lugares lógicos, que façam sentido dentro da rotina da casa, para cada coisa que você tem. Já no post de hoje, vim falar sobre outra coisa a que a organização está relacionada: METODOLOGIA.


Isso mesmo! A organização tem um passo a passo que, depois que você conhecer e entender, vai ser capaz de organizar QUALQUER espaço, é só seguir esse caminho que vou desenhar aqui embaixo.


Vamos lá?



1º Passo: Triagem


Você já parou pra pensar que todas as coisas que você tem exigem cuidado? Exigem que você gaste tempo lavando, limpando, consertando, arrumando um lugar para guardar... Agora pensa comigo: se você tiver apenas o que você realmente usa e precisa, esse tempo e energia que você gasta administrando suas coisas vai ser menor, concorda?


Pois é! Pra que gastar tempo organizando um monte de coisas que você nem usa mais? Focar no que é realmente útil pra gente vai fazer com que o processo de organização seja muito mais fácil e rápido. Além disso, depois que retiramos todo o excesso, conseguimos ver exatamente a quantidade de coisas que temos e podemos ter noção do espaço que vamos precisar para guardá-las.


Para fazer a triagem, separe um tempo para olhar com calma todos os seus itens e divida em 5 grupos: 1 – Manter; 2 – Consertar; 3 – Descartar; 4 – Doar; 5 – Vender.



Os itens que você for levar para conserto, coloque em uma sacola e deixe em um lugar que te incomode bastante!rs Isso é ótimo para evitar que eles fiquem esquecidos por aí e que você só lembre deles quando quiser usar e aí, já era! Você pode fazer a mesma coisa com a sacola das doações e das vendas, a ideia é não enrolar para mandar esses itens embora. Porque senão acontece o seguinte, além deles estarem lá ocupando espaço, um dia você vai passar por eles e falar assim “Ah, acho que não vou doar isso aqui não. Pensei melhor e acho que um dia vou precisar!”. Daqui a pouco a sacola nem existe mais, você já pegou tudo de volta!rs Então, decidiu que não quer mais? Adeus!


E um último detalhe: JAMAIS, em tempo algum, tire TUDO do seu armário de uma vez para começar a fazer a triagem. Você não sabe quanto tempo vai levar para analisar todas as suas coisas, pode levar mais tempo do que você espera. E o que vai acontecer é que você vai ver que o tempo tá passando e ainda tem lá aquela montanha enorme de coisas fora do lugar para você olhar, e isso vai acabar te desmotivando, às vezes até mesmo fazendo com que você desista do processo e jogue tudo de volta no armário de qualquer jeito!rs


Por isso, olhe uma gaveta de cada vez, uma prateleira de cada vez até terminar. E aí você vai ter pequenas vitórias a cada momento que avançar para um novo espaço e isso vai te motivar a continuar nesse processo de organização!



2º Passo: Categorizar



Categorizar significa unir itens que pertencem a um mesmo grupo. Como assim? Se você está organizando a sua área de serviço, por exemplo, pode unir na mesma categoria os produtos que você utiliza para a limpeza do banheiro, aqueles que você utiliza na lavagem das roupas, os voltados para a limpeza da cozinha e etc. Já se a organização está sendo feita no seu banheiro, você pode dividir, por exemplo, os produtos entre ‘corpo’, ‘rosto’, ‘cabelo’ e assim por diante.


Dessa forma, você economiza tempo porque quando precisar de algum item, vai precisar olhar em apenas uma parte do armário onde você colocou aquela categoria específica. Bem mais prático do que ter que passar o olho em todos os produtos para achar aquele que você quer!


Essa lógica se aplica a qualquer cantinho da sua casa. A ideia da categorização é unir itens semelhantes para poupar tempo na hora de usar, então, escolha as categorias que se adequam melhor à sua rotina!



3º Passo: Alocar



Depois que você definiu as categorias, chegou a hora de escolher o melhor lugar para guardar cada uma delas e, para te ajudar, separei algumas perguntas-chave:


a) Qual é o lugar mais provável para essa categoria morar? Normalmente é onde você usa esses objetos ou, pelo menos, o mais próximo possível do local de uso.


b) Com que frequência eu uso esse objeto? Lembre sempre que os objetos que você mais usa ficam melhor guardados nas gavetas ou prateleiras que ficam na altura dos seus olhos, bem fácil de pegar. Já os objetos de pouco uso, ficam melhor guardados nos lugares mais altos, com acesso um pouco mais difícil.


É importante que todos os moradores da casa saibam onde as categorias estão guardadas para que ninguém vire o verdadeiro GPS da casa, aquela pessoa que todo mundo precisa recorrer pra perguntar onde estão as coisas!rs



4º Passo: Identificar


Tudo tem seu lugar? Então, o passo agora é identificar!


Essa etapa é super simples, é só etiquetar caixas, prateleiras, gavetas e organizadores, identificando o que está guardado ali. Isso facilita muito na hora de retornar as coisas para o lugar, porque assim ninguém tem dúvidas sobre onde colocar. E se você tem algum empregado ou empregada trabalhando na sua casa, também vai facilitar o trabalho deles na hora de arrumar as coisas, pois vai ser simples identificar qual é o lugar certo de cada item.



5º Passo: Curtir


Curta, mas curta muito a transformação que você fez na sua casa!



Aliás, curta todo o processo, desde a primeira etapa! Sempre que for continuar o passo a passo de organização da sua casa, coloque uma música bem animada e aproveite aquele momento. Quando começar a cansar, pare um pouco. Volte depois com a cabeça fresca e o ânimo renovado!


Esses momentos não precisam ser chatos, sem graça e de pura obrigação! Não encare a organização como um castigo ou um fardo, veja isso como um momento super gostoso de renovação, de cuidado com a sua casa e com você, como algo que vai melhorar o ambiente em que você vive e a sua rotina!


Muitas vezes acontece também de, após a organização, um cômodo que estava sem uso por conta da bagunça, ganhar vida novamente! E isso merece ser celebrado, não é?!



6º Passo: Revisar



A organização é experiência, então, você só vai saber se a forma como organizou a sua casa realmente deu certo, quando começar a usar. Somente no dia a dia você vai conseguir perceber se aquilo está facilitando a sua rotina. Se estiver sendo difícil manter, reveja! Pense em outra forma de organizar, utilize alguns produtos organizadores para ajudar. Organização é pra facilitar. Sempre!


Na minha formação como Personal, eu aprendi o seguinte: ‘a bagunça dá pistas’. Como assim? Se tem um ponto aí na sua casa que a bagunça tá sempre voltando, é porque a forma como foi organizado não deu certo e precisa ser revista.


Então, esse passo é para isso, pra perceber se tem algum ponto que não funcionou e ajustar!



7º Passo: Manter



A organização é um evento único, depois que fizer todo esse processo, só vai precisar se preocupar em voltar as coisas para o lugar. E isso vai ser super tranquilo porque não vai ter mais aquele momento ‘o que que eu faço com isso?’, é simplesmente colocar de volta no lugar que você definiu.


Então, se você decidiu que era a hora de organizar a sua casa, assuma esse compromisso com você e retorne as coisas para os lugares, valorize o esforço e trabalho que você teve e mantenha o ambiente organizado. Você só tem a ganhar com isso! Combinado?



Até o próximo post! E se precisar de ajuda nesse processo, entra em contato comigo! =)

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page