top of page
  • Foto do escritorKarine Oliveira

Por que a bagunça da minha casa sempre volta?

Sabe quando você arruma e arruma a sua casa, compra produtos organizadores, mas parece que está sempre bagunçada? Vem que eu te explico o porquê.




É muito comum ouvir das minhas clientes que elas já tentaram acabar com a bagunça da casa delas diversas vezes, de várias formas diferentes, mas nada deu certo. Muitas já tinham feito um bom investimento em produtos organizadores que também não resolveram. Tudo isso fez com elas ficassem frustradas, desgastadas emocionalmente e com uma sensação de que talvez fosse um caso perdido, que fosse impossível que a casa delas ficasse do jeito que elas sonhavam, com tudo no lugar e super funcional.


Mas, todas elas estavam errando em um ponto MUITO importante que era: elas estavam apenas arrumando a casa e não, organizando. Pois, é! Tem uma enorme diferença entre uma coisa e outra! E você deve estar se perguntando, então: qual é essa tal diferença entre arrumar e organizar?


1. Arrumar


Arrumar é apenas sobre deixar o ambiente bonito e agradável, sem nenhuma bagunça aparente. Quando a gente só arruma a casa, estamos simplesmente tirando a bagunça da vista e colocando as coisas em um lugar qualquer. Desse jeito, os nossos pertences acabam tendo uma vida nômade, cada hora estão morando em um lugar diferente!


E qual é o problema disso?


O problema é que, dessa forma, é muito mais fácil as coisas tornarem a ficar espalhadas por aí porque elas não têm um lugar certo para ficar. E se elas não têm um lugar certo, qualquer lugar serve, até o meio da sua sala!rs Além do mais, se as suas coisas não têm endereço fixo, você vai ter que procurar em todos os lugares possíveis (e inimagináveis!rs) para achar aquele objeto, quando precisar dele. E isso é super cansativo e estressante, além de fazer com que a gente perca um tempo precioso.


2. Organizar


Já a organização é sobre lógica, é sobre deixar o ambiente prático e funcional. No final das contas, o cômodo também fica lindo, mas esse não é foco principal da organização, é apenas uma consequência!


Organizar significa definir um lugar para cada coisa e esse lugar precisa fazer sentido dentro da rotina da casa. Por exemplo, se você usa determinado objeto no seu escritório, não faz sentido que ele fique guardado na sua sala, porque senão toda vez que você for usar, vai precisar mover esse objeto de um cômodo para o outro. E isso facilita muito que ele acabe ficando jogado pelo meio do caminho.


Outro ponto bem importante na organização é categorizar. E o que significa isso? Significa agrupar aqueles itens que são iguais ou de um mesmo grupo. Por exemplo, se você está organizando sua despensa é importante guardar junto o grupo das massas, o grupo das farinhas, o grupo dos grãos, etc.. Se estiver organizando o seu armário de roupas, guarde no mesmo lugar todas as suas meias, todas as calças, todos os vestidos... Isso ajuda muito na hora de localizar algum item porque você não precisa olhar, por exemplo, por todo o seu guarda-roupa para achar aquele casaco que você quer usar, porque você já sabe que ele está guardado naquele espaço que você separou para todos os seus casacos.


Ah! Importante também que todos os moradores da casa saibam onde as categorias estão guardadas para que ninguém vire o verdadeiro GPS da casa, aquela pessoa que todo mundo precisa recorrer pra perguntar onde estão as coisas!


A organização é um evento único. Depois que você definir o lugar de cada coisa que você tem na sua casa, o seu único trabalho vai ser voltar os objetos para o lugar depois de usá-los. E esse processo vai ser bem rapidinho porque você não precisa mais ficar pensando ‘o que que eu faço com isso?!’, é só colocar lá no lugar que você definiu. Você só vai precisar organizar a casa de novo se houver uma mudança na sua rotina e aí será necessário ajustar algumas coisas para que continue sendo prático e funcional para você.


E você, tá arrumando ou organizando a sua casa?


Até a próxima! =)


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page