top of page
  • Foto do escritorKarine Oliveira

Os Benefícios da Organização

Afinal, por que é tão importante ser organizado? O que você pode ganhar com isso?



Hoje, vim falar para você sobre os benefícios que um ambiente organizado pode trazer para a nossa vida pessoal e profissional. Vamos lá?!


1. Bem-estar


Pare um momento e se imagine entrando em um lugar abarrotado de coisas, super caótico, tudo fora do lugar, onde nada funciona. O que isso te causa? Aposto que sua resposta foi algo como irritação, ansiedade, desconforto, estranhamento... não é? Agora, se imagine entrando em um ambiente limpo, organizado, onde cada coisa tem o seu lugar e onde cada detalhe parece contribuir para que aquele ambiente funcione bem. Imaginou? Pois é... a sensação é bem diferente, não é mesmo?!


Agora pensa comigo: se apenas se imaginar em um ambiente organizado já é capaz de gerar uma sensação boa de tranquilidade, sossego, acolhimento, conforto, já pensou como seria viver em um ambiente assim? Como seria ter essa sensação boa toda vez que você abrisse a porta da sua casa? Já imaginou o quanto isso poderia transformar algumas coisas na sua vida, no seu humor, na sua saúde? Seria bom, né?


E isso nos leva direto ao benefício número 2.



2. Diminui ansiedade e estresse


Viver em um ambiente organizado ajuda a sermos menos ansiosos e estressados, afinal organizar um ambiente é parar de lutar contra ele e pensar em como ele pode trabalhar a nosso favor. É dispor as coisas de uma forma que facilite nossa rotina, para que a gente não precise sair de casa todo dia estressado, por exemplo, porque tarefas como acordar no horário, colocar a roupa que você quer (e não aquela que você conseguiu achar), arrumar sua bolsa/mochila sem esquecer de nada e tomar seu café da manhã se tornaram difíceis demais, parecem até impossíveis!


Com o ambiente ao seu lado, o seu dia a dia se torna mais leve, a ansiedade e o estresse diminuem porque se torna muito mais simples dar conta de todas as suas tarefas diárias. Além disso, se livrar daquele acúmulo de coisas que não nos servem mais ajuda a renovar a energia da nossa casa, o que com certeza também interfere no nosso humor e na nossa energia!



3. Melhora as relações humanas


Como já vimos, um ambiente organizado gera bem-estar, diminui a ansiedade e o estresse. Sendo assim, não é difícil a gente pensar que a organização também vai impactar na relação entre as pessoas que vivem naquele ambiente, né? Porque, pensa só, em um ambiente caótico com todo mundo estressado, qualquer coisinha já é suficiente para acontecer uma briga ou desentendimento. Mas, agora, se está todo mundo ali fazendo suas tarefas numa boa, num ambiente bacana e acolhedor, vai ser muito mais fácil que essas pessoas consigam viver em harmonia, não é mesmo?



4. Maior produtividade


A bagunça é algo que nos desgasta e atrapalha a nossa concentração. Quando nossa casa está um caos é bem difícil que a gente consiga ter foco para trabalhar ou estudar. A gente acaba se esforçando para não pensar na bagunça e em tudo o que a gente precisa fazer para resolver esse problema. Às vezes a distração é tanta que a gente decide dar um jeito na casa primeiro para só depois começar e aí, quando você vê, perdeu um tempo precioso e acabou não conseguindo produzir da forma como precisava ou gostaria.


Já com a casa organizada, esses ‘ladrões de atenção’ desaparecem e você consegue ter mais tranquilidade e foco nas tarefas que precisa desempenhar, aumentando a sua produtividade!



5. Facilita a limpeza do ambiente


Quando tudo tem o seu lugar, é muito mais fácil manter o ambiente arrumado porque você não precisa ficar pensando no que fazer com as suas coisas, é só ir lá e colocar de volta no lugar correto. Limpar o ambiente também se torna algo mais simples, já que não tem nada jogado por aí. Dessa forma, você passa a dedicar menos tempo às tarefas domésticas!



6. Mais tempo livre


Quero te fazer um convite! Pensa em quanto tempo mais ou menos você gasta procurando as suas coisas, pode ser roupas, documentos, contas, carteira, chaves. Pensa também quanto tempo você perde arrumando e arrumando a sua casa (apesar de parecer que nunca é o suficiente). Pensou? Então, imagina agora poder usar esse tempo com algo que você realmente gosta. Não seria incrível?!


Pois é. Essa é mais uma das coisas que a organização pode fazer por você! Pelo o que a gente viu até agora, acho que se organizar é uma boa, não é?!rs


E ainda tem mais!



7. Economia


Se organizar é ter controle sobre as suas coisas, é saber exatamente o que você tem, e isso evita que você, por exemplo, esqueça de alguns alimentos e remédios e eles acabem vencendo. Evita que você pague juros porque esqueceu de pagar uma conta. Evita que você compre algo que já tem porque não conseguiu achar ou porque nem lembrava que tinha.


Além disso, organizar também significa armazenar os itens da forma correta, o que evita, por exemplo, jogar alimentos fora porque deu algum bichinho ou precisar se desfazer de uma roupa porque, da forma como ela estava guardada, acabou deformando ou mesmo mofando.


Ou seja, pessoal, organizar evita excessos, desperdício e ajuda suas coisas a durarem mais. Olha que economia maravilhosa!!



8. Mais espaço


Na organização, nada é puramente estético, ‘só pra ficar bonito’. As coisas sempre têm uma razão! Dobrar as roupas corretamente e utilizar produtos organizadores são estratégias incríveis para você conseguir otimizar o seu espaço e acomodar melhor as suas coisas!


Em muitos momentos a gente acha que não tem espaço suficiente, que precisa de uma cozinha maior, de um armário maior, de um closet maior, mas às vezes é só uma questão de organizar melhor o seu móvel ou o seu cômodo. Experimenta e me conta!



9. Mais organização


Você sabia que a organização é contagiante? Pois é... Um ambiente organizado tende a fazer com que as pessoas sejam organizadas e, ao contrário, quando está tudo um caos, o que normalmente acontece é que as pessoas não se importam em bagunçar, afinal já está bagunçado mesmo.


Então, se você quer organizar a sua casa, mas tem dificuldade em convencer as outras pessoas que vivem com você a fazer o mesmo, minha dica é que você comece pelas suas coisas, vai transformando o seu pedacinho, depois vai indo aos poucos para as áreas comuns e, com certeza, as outras pessoas vão começar a notar o quanto aquela organização está sendo importante, vão perceber os benefícios e vão acabar embarcando nessa com você!




Eu não sei você, mas eu acho a organização realmente transformadora! Se você gostaria de benefícios como esse, por que não experimenta se organizar? Se precisar, pode contar comigo!


Até mais! =)


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page