top of page
  • Foto do escritorKarine Oliveira

10 dicas para deixar seus sapatos em ordem

Quer organizar seus sapatos, mas não sabe como? Então, anote essas dicas!


1. A primeira dica para começar a organizar QUALQUER espaço é: faça uma boa TRIAGEM!


Separe um tempo para olhar com calma todos os itens, nesse caso todos os seus pares de sapato, e divida em 5 grupos:


a- aqueles que você deseja manter;


b- os que precisam de algum conserto. Não é interessante deixar esses calçados junto com o primeiro grupo porque você vai acabar esquecendo que eles precisam de conserto e só vai lembrar disso quando quiser usar. E aí já era! Só não esqueça de separar espaço para eles na sua sapateira porque eles vão voltar para lá!;


c- aqueles sapatos que já estão muito velhinhos e danificados e serão descartados;


d- os que estão em bom estado, mas você não usa mais, separe para doação!;


e- os calçados que estão praticamente novos ou que nunca foram usados você pode vender para algum brechó/bazar ou postar em um site de desapego!



Fazendo essa triagem você vai saber exatamente a quantidade de sapatos que tem para organizar e vai conseguir planejar melhor o espaço para eles e o número de organizadores que você irá comprar, se for o caso.



2. A segunda dica também se aplica à organização de quaisquer itens e ambientes. Categorizar significa guardar junto os itens que pertencem a um mesmo grupo.


No caso dos calçados, forme o grupo dos tênis, das botas de cano alto, das de cano curto, das sapatilhas, dos sapatos sociais, dos chinelos, das rasteirinhas... Dessa forma, você economiza tempo porque quando quiser sair com uma sapatilha, por exemplo, vai precisar olhar em apenas uma parte da sua sapateira onde estarão todas as suas sapatilhas. Bem mais prático do que ter que passar o olho em todos os seus sapatos para achar aquele que você quer!


Mas, se você não tem muitos sapatos do mesmo tipo, você pode criar categorias de acordo com o uso, por exemplo, 'sapatos para trabalhar', 'sapatos de festa', 'sapatos para a noite', 'sapatos pra bater perna', 'sapatos de inverno' e por aí vai. A ideia da categorização é unir itens semelhantes para poupar tempo na hora de usar, então, escolha as categorias que se adequam melhor à sua rotina!



3. A terceira dica é super simples e já vai te ajudar a economizar espaço na sua sapateira! Ao guardar seus calçados, coloque um par "indo" e um "voltando". Dessa forma, além de ocupar menos espaço, você consegue visualizar a frente e o salto ao mesmo tempo! Moleza, né?!



4. Já se a sua sapateira for um pouco mais profunda, ao invés de colocar um pé ao lado do outro, você pode colocar um deles mais para o fundo da prateleira, seguindo nesse esquema de um “indo” e um “voltando”. Dessa forma, você economiza ainda mais espaço!



5. Essa dica é para facilitar a visualização dos calçados naquelas sapateiras que têm uma boa profundidade. Ao invés de fazer uma fila de pares de sapatos atrás e uma na frente, coloque um pé na frente do outro. Dessa forma, não fica nenhum par de sapato escondido no fundo da sapateira! Simples e já vai facilitar sua vida na hora de escolher o que calçar!



6. Se o seu problema for falta de espaço suficiente para guardar todos os seus sapatos, essa dica é pra você! Com esse organizador de sapatos você reduz pela metade o espaço ocupado na sua sapateira! Por ser regulável, ele acomoda bem tanto os sapatos baixinhos quanto aqueles com salto bem alto! Você consegue encontrar esse organizador em diversas cores, mas as mais comuns são preto, branco e transparente. Além desse tamanho adulto, também tem para sapatinhos de bebê! Uma graça!



7. Outra dica para aumentar o espaço na sua sapateira é utilizar uma prateleira aramada para criar um "segundo andar", assim, você consegue acomodar mais pares de sapato, sem prejudicar a visualização das peças! Você consegue encontrar diversos tamanhos, cores e modelos. Só escolher o que combina mais com o seu espaço!



8. Para guardar chinelos, rasteirinhas, sapatilhas e outros sapatos mais finos, você pode optar por uma colmeia como essa da foto! Ela não atrapalha a visualização das peças, te ajuda a setorizar e, assim, você pode deixar sua sapateira para os calçados de maior volume! Você também pode substituir a colmeia por um cesto ou caixa organizadora!



9. Uma dica para guardar e proteger aqueles sapatos que não usamos sempre é utilizar essas caixas organizadoras.


Como elas são transparentes, você consegue visualizar sem problemas o que tem dentro e, além disso, elas têm furos para ventilação que ajudam a evitar o mofo e o mau cheiro. As caixas têm tamanhos diferentes, para sapatos infantis, com salto alto, masculinos, rasteirinhas... É só escolher a que se adequa melhor às suas necessidades!


Apesar dos sapatos muitas vezes já virem em uma caixa, elas não são muito práticas, já que você precisa abrir para ver o que está guardado nelas. Fora isso, elas são de papelão, o que pode atrair traças. Então, não é uma boa ideia acumular esse material!



10. Agora a dica é sobre botas de cano alto! Ao guardá-las, é necessário colocar um suporte que a mantenha esticada, porque se o cano ficar dobrado vão começar a aparecer umas rachaduras no tecido da sua bota!


Nas fotos a seguir, estão algumas opções de suporte:


O primeiro é um suporte flexível.



O segundo funciona como um "pregador", que vai unir os dois pares e mantê-los em pé.


O terceiro suporte é um "macarrão" de piscina que você pode comprar e cortar do tamanho do cano da sua bota! Bem simples e mais em conta!



Agora, se é um calçado que você não usa muito, você pode guardar em uma caixa transparente, como as que eu mostrei acima. Mas, lembre-se de colocar as botas na caixa com o suporte! Assim, elas ficarão protegidas e terão uma durabilidade maior!



O que acharam das dicas? Deixe seu comentário!


Até o próximo post!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page